“Flor de Maravilha” é um livro delicioso, do Flávio Paiva, publicado pela Cortez. Mistura de música e histórias, com ilustrações deliciosas, totalmente infantis, de Dim e Nice Firmeza. A menina do pé pulador, O piolho ciumento, Cafuné, O susto da sereia dorminhoca, O palhacinho chorão… Está tudo no livro” (RUBEM ALVES)


Dim e Nice ilustram, divinamente, Flor de Maravilha de Flávio Paiva, numa combinação de cores, imagens, histórias e músicas. É uma surpresa em cada página. São vinte histórias acompanhadas de vinte cantigas (com partituras e tudo!) que falam do dia-a-dia das crianças, de suas brincadeiras, de suas amizades, das pessoas, de animais, enfim, um passeio pelas casas e quintais brasileiros. As histórias podem ser lidas pelos adultos e pelas crianças e as cantigas podem ser cantadas por todos. Acompanha um CD com as músicas de Flávio Paiva cantadas pela linda voz de Olga Ribeiro. Através dessas músicas, as crianças farão a relação das mesmas com os textos.

Ilustrações: Dim e Nice Firmeza
96 págs. 21 x 28 cm
ISBN 978-85-249-1076-0

Assuntos: cultura popular – contos – música
Temas Transversais: Pluralidade cultural – Meio ambiente – Ética
Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa – Artes – Geografia

Sugestões de atividades
– Ler as histórias em voz alta e cantar as músicas do CD.
– Pesquisar sobre o folclore.
– Pesquisar com os pais as brincadeiras da infância deles.
– Brincar com os brinquedos sugeridos nas histórias, tais como amarelinha e rói-rói.

O LIVRO FLOR DE MARAVILHA, DE FLÁVIO PAIVA, SUGERE O DIÁLOGO ENTRA A LITERATURA E A MÚSICA COMO RECURSO DE VIABILIZAÇÃO DO ESPAÇO DE CRIAÇÃO DO LEITOR.

São 20 (vinte) histórias e 20 (vinte) músicas, cada qual especificamente na sua linguagem que, num processo de intertextualidade, brotam de 20 (vinte) TEMAS ESSENCIALMENTE COTIDIANOS (que falam do dia-a-dia das crianças, de suas brincadeiras, amizades, das pessoas, dos animais, de manifestações da cultura popular, enfim, da vida).

Entre histórias e canções do Flor de Maravilha, as crianças vão conviver com ‘A menina do pé pulador’; ‘O susto da sereia dorminhoca’; ‘O piolho ciumento’; ‘O tocador de pratos’; ‘A primeira adivinhação do mundo’; ‘O abraço do pingo de gente’; e outras tantas, para ler, sonhar, cantar e brincar. As histórias podem ser lidas pelos adultos ou pelas crianças e as cantigas podem ser cantadas por todos.

Na sua proposta de AMPLIAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE LEITURA, o autor, Flávio Paiva (jornalista, compositor e escritor cearense, 45 anos), além de contar com as BELAS ILUSTRAÇÕES dos artistas plásticos Dim (acrílica sobre eucatex) e Nice Firmeza (bordados em cambraia de linho), traz as PARTITURAS das canções transcritas pelo maestro Tarcísio José de Lima, tendo as letras de todas as FAIXAS CIFRADAS pelo violonista Tarcísio Sardinha. A obra é acompanhada por um cd com as músicas de Flávio Paiva cantadas por Olga Ribeiro, TODO GRAVADO COM INSTRUMENTOS E MÚSICOS REAIS.


Onde Encontrar

Livraria Cultura
Saraiva
Amazon
Submarino
Shoptime