Chuteira Dourada, de Flávio Paiva: família e futebol na literatura infantojuvenil
Evoé! – Blog do Kelsen Bravos, 12/05/2014

O lançamento do livro Chuteira Dourada, de autoria de Flávio Paiva – sábado, dia 10 de maio, na Arena Castelão – contou com a presença de Albanisa Dummar, editora do Armazém da Cultura, selo editorial da publicação, e dos secretários de estado Patrícia Macêdo e Ferruccio Feitosa, que, além do autor, fizeram breves falas sobre leitura e esporte. O secretário Feitosa destacou a importância do embaixador da Copa de 2014, o ex-atleta e eterno craque Mirandinha, anunciou ainda os avanços do Centro Olímpico que está sendo construído vizinho ao Castelão.

chuteira_boanoticia

Com ilustração de Julião Jr. e texto de Flávio Paiva, Chuteira Dourada traz uma narrativa plena de afeto entre pai e filho, mediada pela paixão de ambos por futebol. Uma relação de respeito, marcada pelo diálogo franco inerente aos que se amam.

No diálogo, o não do pai, em vez de impingir uma negação, possibilita buscar soluções plausíveis e inteligentes, sem abrir mão da necessária disciplina dos limites, ou seja, o não é o amor em prática.

O tom autobiográfico da narrativa traz o ponto de vista do pai que revela de forma implícita o quanto admira os muito bem ponderados argumentos de Artur, seu filho.

É muito bom ver o universo do futebol entrar no campo da literatura infanto-juvenil, pelo registro de sua presença no cotidiano familiar. (KB)

“Sonhar, lutar e torcer pelo Brasil, pela vitória de termos um país que nos orgulhe, que seja justo e solidário” – Albanisa Dummar, gestora do Armazém da Cultura – casa editora e espaço multicultural.

” … A gente não só oferece futebol, mas também shows, a cultura e a possibilidade de estarmos todos juntos (…) trazendo [a literatura] para as crianças numa história tão bonita como é a Chuteira Dourada…” – Patrícia Macêdo – Secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza.

“Já fiz muitos eventos aqui neste auditório, mas esse auditório hoje está belíssimo, pois é a grande maioria composta por crianças.” – Ferruccio Feitosa – Secretário Especial da Copa do Estado do Ceará.

Fonte: Evoé! – Blog do Kelsen Bravos