Dona Zefinha mostra teatro cômico e música 
Jornal MetrôNews, São Paulo, 15/01/2014

donazefinha_metronews_p

Três irmãos de uma mesma família cearense que viraram “saltimbancos modernos” e vivem pelo mundo levando sua arte e divertindo as plateias – Orlângelo Leal, ângelo Márcio e Paulo Orlando, do Grupo Dona Zefinha -, se apresentam sábado, às 16h, no Sesc Pinheiros, na Rua Paes Leme, 195 (3095-9400), com entrada gratuita.

O nome do grupo, além de remeter ao cenário cultural da região do Cariri, foi inspirado na babá que cuidou deles na infância. Ao lado de Orlângelo (voz, sax e percussão) e Paulo (voz e percussão), o grupo tem ainda Joelia Braga (voz e percussão) e Samuel Furtado (trompete, tuba, trombone de vara e rabeca).

Com voz e instrumentos, o grupo busca mostrar a energia popular do circo mambembe nordestino, atuando, tocando, cantando e interagindo com a plateia de maneira despojada. As composições são próprias, como “O Circo da Lona Furada”, que fala do palhaço Maneco, que faz tudo no circo, de vendedor de pirulito a mulher barbada, sendo que algumas coisas dão certo, outras não. Ou a “Batatatômica”, “Sapo Cururu”, “Romance da Lua e do Sol”, “Pinóquio e Emília” e “Comilão”.

Em 20 anos, apresentações na Europa e nos EUA
O Grupo Dona Zefinha tem mais de 20 anos, dez espetáculos criados e três discos: “Cantos e Causos” (2002), “Zefinha vai à Feira” (2007) e “O Circo Sem Teto da Lona Furada dos Bufões” (2012). A trupe já circulou em países como Alemanha, Coreia do Sul, EUA, Hungria, Guiana Francesa, Cabo Verde, Argentina, Colômbia e Portugal.

A direção cênica, os textos e as composições são de Orlângelo Leal, o mais velho dos irmãos, sendo algumas em parceria com artistas cearenses como Flávio Paiva, Gustavo Portela, Thais Andrade e Pedro Keiner. Em 2011 o grupo fundou a Casa de Teatro Dona Zefinha, um minicentro cultural em Itapipoca, a 130 km de Fortaleza (CE).