Ele enfrentou o papa e abençoou Lampião
Jornal O Estado CE  – Arte & Diversão, pág. 19, 21/03/2014

Por NATALÍCIO BARROSO
Da Redação

cico_oestado

Vinte e quatro de março, data em que padre Cícero completaria 170 anos, Flávio Paiva lança, no Mambembe Casa de Arte, o livro “Ciço na Guerra dos Rebeldes”. Flávio Paiva conta, neste livro, a história daquele santo que nasceu no Crato, mas foi em Juazeiro que se tornou conhecido.
Filho de Joaquim Romão  Batista e de Vicencia Romana, padre Cícero, quando veio ao mundo, se chamava Cícero Romão Batista. Estava com apenas 12 anos, quando se sentiu tocado pela religião. Havia acabado de ler a biografia de São Francisco de Sales e, intrigado por ela, fez voto de castidade. Com a morte do pai, em 1862, a vida do futuro sacerdote de Juazeiro tornou-se muito difícil. Nem por isso deixou de seguir seu caminho. Matriculou-se no Seminário da Prainha, em 1865, e ordenou-se em 1870. Ordenado, voltou para o Crato. Como não tinha paróquia ainda, foi convidado, certa vez, a celebrar a Missa do Galo no povoado de Juazeiro e identificou-se, imediatamente, com o lugar.

Premonição
A vida de um santo, no entanto, não teria nenhum sentido se, nela, não estivesse presente a intervenção divina. A permanência de padre Cícero em Juazeiro, portanto, deve-se a um sonho ou, como dizia para os amigos, a uma visão. Estava deitado em uma sala, em Juazeiro, quando, de repente, teve uma visão. Jesus Cristo estava com os apóstolos em uma mesa que lembrava muito a Última Ceia pintada por Leonardo da Vinci no século XV, quando um grupo de retirantes nordestinos aproximou-se e entrou na sala. Cristo, revoltado com o que viu, disse, para os apóstolos, que estava muito decepcionado com a humanidade. Em seguida, se volta para o padre Cícero e disse que, para não destruir o mundo pela segunda vez (a primeira vez foi com o dilúvio), entregava a ele a responsabilidade de cuidar daqueles famintos.

O LIVRO
Destinado a crianças e adultos, “Ciço na Guerra dos Rebeldes” de Flávio Paiva lembra, para os leitores, a figura desta personagem que, em nome de Deus, segundo o autor, enfrentou o papa, abençoou Lampião e orientou o povo de Juazeiro a pegar armas e abraçar a fé para conquistar seu destino. No mesmo dia do lançamento do livro, será aberta uma exposição de fotografia de Raíssa Veloso, “De Percepções Sobrepostas” e, logo após o lançamento, um debate acerca do padre Cícero com o escritor. Tudo isso no “aconchegante Mambembe Casa de Arte”, informa Flávio Paiva que promove, segundo ele, “benditas combinações de comidas deliciosas, músicas alternativas e feirinhas hype em zona autônoma de arte, poesia e literatura”.

Serviço
• Título: Ciço na Guerra dos Rebeldes. Autor: Flávio Paiva. Editora: Cortez Editora. Local: Mambembe Casa de Arte (Rua dos Tabajaras, 368- Praia de Iracema). Hora: 19h. Data: 24 de março (segunda-feira). Mais informações: 3048.6060.

Fonte: O Estado CE