Famílias celebram o Dia do Saci no Parque Rio Branco
Jornal O POVO, pág. 5, 04/11/2013 

Também foi comemorado o aniversário de 18 anos do Movimento Proparque, que levou várias famílias ao local

Criança brincando de pé na terra, adultos acompanhando os filhos, sobrinhos, netos e afilhados no jogo de equilíbrio dos brinquedos, no futebol, no piquenique. A Festa do Saci ocupou parte do Parque Rio Branco com diversão e a vontade coletiva de aproveitar os espaços verdes da cidade. 

O evento reuniu famílias para celebrar o Dia do Saci, comemorado no dia 31 de outubro e, por isso, gorros vermelhos e a figura do Saci Pererê enfeitaram o parque. Para marcar o dia, o escritor Flávio Paiva conversou e compartilhou ideias com as crianças sobre a origem do Saci Pererê, figura tão importante e presente na cultura brasileira. Segundo ele, o Saci está presente em diversos momentos da cultura brasileira, como na música e na literatura e, apesar da massificação cultural que fez com que muitos o esquecessem, ele continua por aí.

As crianças também compartilharam as ideias que têm sobre o Saci, lembrando do perfil brincalhão dele e do redemoinho que usa para se locomover. Marina Furlani, de 4 anos, encerrou o bate-papo dizendo que o “Saci é ótimo” sob os aplausos de quem aproveitava o evento na manhã de ontem.

Além do bate-papo sobre o homenageado do dia, as famílias aproveitaram intervenção com arte circense e música. O evento foi uma proposta dos mandatos Ecos da Cidade e Cidade em Movimento, dos vereadores do PSOL João Alfredo e Toinha Rocha.

Parque ocupado

No Parque Rio Branco, a manhã animada pelas crianças e suas famílias transformou o grande espaço em local ideal para a brincadeira. No entanto, o movimento promovido pelos eventos de ontem não se reflete nos demais dias e fins de semana.

Rejane Silva Teixeira mora próximo ao parque e comentou que sempre vai ao local para aproveitar esses eventos. Ela soube da Festa do Saci e estendeu toalha com o filho e os primos dele. Para ela, o espaço poderia ser melhor aproveitado, principalmente com foco nas crianças, como já acontece em outros espaços da cidade, como o Passeio Público e o Centro Dragão do Mar.

E é no caminho de dar visibilidade ao parque, proteger e cobrar pela responsabilidade do poder público e da sociedade em zelar por espaços verdes como esse, que o Movimento Proparque existe e comemorou seus 18 anos com chorinho e piquenique na manhã de ontem. O movimento realiza eventos e discussões constantes sobre o Parque Rio Branco, como piqueniques e festas que chamam a comunidade para ocupar o local e transformá-lo em um espaço de lazer coletivo, como aconteceu neste domingo.