Fortaleza terá Festa do Saci no dia 29 de outubro
Diário do Nordeste – Online, 25/10/2016

Atividade serve de enfrentamento ao consumismo vinculado ao Halloween norte-americano

O músico Gustavo Portela estará junto ao Grupo Formosura de Teatro promovendo a Festa do Saci, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Eden Barbosa/Divulgação) O dia 31 de outubro vai se aproximando e as mobilizações em torno da festa das bruxas, amplamente difundida pela cultura norte-americana começam a se expandir por todos os lugares. Mas já têm alguns anos que uma movimentação brasileira de enfrentamento ao consumismo simbolizado pelo Halloween e de valorização da cultura local vêm ganhando articulação. Trata-se da Festa do Saci, que, em 2016, vai ser adiantada para o dia 29, com realização em Fortaleza, das 14h às 17h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).

A ação é uma parceria do músico Gustavo Portela e do Grupo Formosura de Teatro. Na ocasião, serão propostas brincadeiras de rodas, vivências com o saci, apresentações musicais, além do uso de fantasias e da degustação de guloseimas. A atividade é gratuita e aberta ao público, mas o espaço será preparado para receber no máximo 150 pessoas. Os ingressos podem ser retirados somente no dia, na entrada do CCBNB.

A capital cearense já instituiu o Dia do Saci em seu calendário oficial (PL nº 0189/2007) e a sacizada tem se espalhado aos pulos e redemoinhos por vários municípios do interior também. O incentivo foi maior desde que foi lançado o livro “A Festa do Saci” (Cortez Editora, 2007), de Flávio Paiva, no qual é relatada a história da libertação do Saci do calabouço da sociedade de consumo, por seres imaginários de todo o planeta.

A vantagem dessa festa é não ter fórmulas, cada qual faz a sua, do jeito que quiser. Nas áreas públicas há brincadeiras de corrida numa perna só, contação de histórias de assombração, apresentações teatrais e musicais performáticas, passeios saciclísticos, lanches coletivos, oficinas de bonecos de Saci e outras animadas sacizisses.

Mais informações:
Festa do Saci.Sábado, 29/10, no Centro Cultural Banco do Nordeste (R. Conde d’Eu, 560, Centro). De 14 às 17h. Gratuito. Distribuição de ingressos na entrada. Traje: Fantasia.

Fonte: Diário do Nordeste