Grupo Dona Zefinha apresenta o livro/cd “Invocado – um jeito brasileiro de ser musical”
Blog Caleidoscópio, 09/11/2015

Por Juliana Lavigne

Novidades da companhia cenomusical Dona Zefinha!

invocado_dn

Já falamos deste grupo fantástico aqui no Caleidoscópio e agora apresentamos o seu novo projeto, o livro/CD “Invocado – Um jeito Brasileiro de ser musical” do jornalista e escritor Flávio Paiva, com faixas musicais no CD gravado pela Dona Zefinha com participação especial da cantora e dançarina do oeste Africano Fanta Konatê e do músico e produtor Gustavo Portela.

O livro foi publicado pela editora Armazém da Cultura e lançado nacionalmente em Dezembro de 2014 no Teatro Carlos Câmara na cidade de Fortaleza. Segundo o autor Flávio Paiva, em depoimento sobre o livro no seu site, embora os exemplos que utiliza no livro/CD estejam concentrados em obras de autores e intérpretes cearenses, ele fala de música brasileira e o “Invocado” é um fenômeno da brasilidade!

O show da Companhia Dona Zefinha “Invocado que só” é parte integrante do projeto que com abordagem inovadora, vem quebrando estereótipos construídos sobre a música cearense, saindo da abordagem caricatural para mostrar o relicário da diversidade e sua contribuição efetiva à música brasileira no diálogo intercultural do mundo contemporâneo.

O repertório do espetáculo caracteriza a diversidade musical do Ceará, organizado dentro do conceito de “Música Invocada”. “A força e o gozo da intermistura colhido do etos cearence” que vai de Abidoral Jamacaru, Alberto Nepomuceno, Luis Fidelis, Xerém, Evaldo Gouveia, Messias Holanda, Neo Pinel e Petrúcio Maia.

O astral do show conduz o público ao nomadismo sonoro numa miscelânea de sons que abrange desde as festas cerimoniais indígenas, a contribuições aportadas por colonizadores e imigrantes portugueses, holandeses, ciganos, árabes, franceses, espanhóis, sírio-libaneses, estadunidenses, latino-americanos e japoneses. A performance cênica é recheada de brincadeiras, pantomimas, manipulação de boneco, dança e bastante improvisos num show despojado e teatral.

Com produção musical do musico e produtor André Magalhães e direção artística de Orlângelo Leal, o show já passou por Juazeiro, Nova Olinda, Fortaleza e São Paulo no Itaú Cultural e recebeu convidados especiais como Fanta Konatê, Suzana Salles e Messias Holanda.

Assista os melhores momentos do show no lançamento do ensaio memorial “Invocado – Um jeito brasileiro de ser musical”:

Para muitos, a palavra “Invocado”, como gíria cearence, traduz um sujeito bravo, cismado e desconfiado, mas para Flávio Paiva, o significado desta palavra vai muito além!

“O “invocado” é alguém inventivo, habilidoso, decidido, que resolve, que enfrenta adversidades de cabeça erguida, que vai além das expectativas e que faz música como parte do seu jeito de existir”. (Flávio Paiva)

Confira agora o novo clipe da música “Dança de Negros – Batuque” com a participação especial de Fanta Konatê, Luis Kinugawa e Rodrigo Djará. A música é tão gostosa que não dá pra parar de ouvir!


Saiba mais informações sobre o projeto em: invocados.wordpress.com

Garanta seu exemplar do livro no site: armazemcultura.com.br

Conheça mais sobre a Companhia Dona Zefinha em: donazefinha.com.br

Fonte: Blog Caleidoscópio