Traçado melódico de Jord Guedes
Jornal O POVO – Vida & Arte, pág.3, 10/12/2015 

Por Isabel Costa

No balaio de Jord Guedes há espaço para múltiplas alternativas. E a pluralidade da cantora será apresentada amanhã, 11, em evento que encerra as atividades anuais do Espaço O POVO de Cultura & Arte. A partir das 19 horas, o público terá a oportunidade de conversar e ouvir as principais canções do álbum Traços, primeiro trabalho autoral de Jord – lançado em setembro último. Flávio Paiva, escritor e colunista do O POVO, é responsável pela mediação do bate-papo.

Jord teve a trajetória preenchida por música. No Crato, onde nasceu, despontava nos grupos de teatro e nos corais. Ao chegar em Fortaleza, em 1991, começou a pensar e exercer a arte como um processo mais formal e mais necessário para a vida. Estudou teorias, repensou referências antigas e entrou em contato com novas, descobriu-se cantora. O conhecimento foi transformado em composição e, assim, nasceram as músicas integrantes de Traços.

Formada pelo curso de extensão em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jord não atribui seu processo de criação à teoria. “É intuitivo”, diz. Por isso, deixa os momentos de criação livres. A base de Traços é MPB – mas há espaço para samba, pop e citações de várias frentes musicais, conta a cantora.

Na apresentação de amanhã, a artista abrirá espaço, também, para a assistente social – formação de Jord. Isso porque parte das canções foi feita a partir de experiências vividas enquanto exercia a profissão. “Por mais que o compositor fale de assuntos exteriores a ele, estes mesmos assuntos estão dentro dele de alguma forma”, explica.

O disco Traços está disponível gratuitamente para download. Para ter acesso, basta entrar no endereço jordguedes.com.br. Também é possível ouvir os áudios na íntegra.

Serviço
Arte & Leitura com Jord Guedes
Quando: amanhã, 11, às 19 horas
Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282)

Gratuito.
Estacionamento grátis ao lado da sede do Jornal O POVO

Fonte: Jornal O POVO