Flavio Paiva

Deu vontade de colocar a pedra-de-peixe no aquário. Curiosidade ornamental. Fotografei. Da imagem do fóssil caririense foram surgindo representações zodiacais e divinais pelos vestígios arquetípicos do meu infinito interior, como um sýmbolon religando sensibilidades ubíquas e atemporais: um mesmo peixe dividido em duas bandas passíveis de se complementarem exatamente. Assim, de um lado vivendo e de outro gerindo a vida, vou me reconhecendo entre o que penso e o que faço, entre o que sou e o que compartilho nesse incitante processo não-linear e sem finalização que é a vida. Eis a minha senha. Pode entrar.

 
 
 

Agenda

Sem agenda pública no momento.
Ver Mais

Aventuras


saci_capa

A Festa do Dia do Saci
31 de outubro de 2008
Aventuras Vídeo


Capoeirão do Edifício Maresias
Fortaleza, 31 de outubro de 2008

Estou aqui meu Saci
Quem fala que na cidade não tem Saci não sabe distinguir um poste de uma árvore. No dia em que se depara com uma flor bem bonita, até se admira, mas diz que ela parece de plástico. A natureza morre de vergonha.

Para avisar à natureza que ela não está sozinha tem muita gente comemorando o Dia do Saci na data de 31 de outubro, que é uma forma também de espantar o halloween da nossa cultura.

Este documentário mostra uma tentativa de criação de oportunidade para as crianças urbanas vivenciarem o mito do Saci.

A quadra de esportes foi transformada em um capoeirão. As crianças chegam à festa com as guloseimas que mais gostam para partilhá-las com os amigos. Cada qual traz em sua própria fantasia um personagem e uma missão.

Foram escolhidas 77 imagens de Saci para serem projetadas e 77 músicas para animar a festa, porque 77 é a idade em que uma pessoa pode virar Saci, se tiver conseguido continuar imaginativa depois dos 7 anos.

Na hora do Guarnicê, que é o ponto de aquecimento da festa, o Saci aparece, para a surpresa de todos. Uns vêem, outros não. Mas todos sentem a sua presença nas contações de histórias, na caça ao brigadeirão, nos sustos e nas traquinagens dessa divertida festa de brasilidade.

Equipe de produção:
Andréa Pinheiro, Ãngelo Márcio, Artur Paiva, Flávio Paiva, Lucas P., José Adjafre, Paulo Orlando e Renatinha Onofre.

Crianças que fizeram a Festa:
André Kaúla, Arthur Ernani, Bianca, Filipe Cela, Flavinha, Guga e Leo, Iara, Luana e Marina, Isa e Letícia, Isadora e Rafael, João Bruno, Júlia e Luís Henrique, Juliana Gazzana, Lara Brito, Lucas e Artur, Luís Henrique, Cecília e Davi, Marcelino Neto, Maria Clara, Maria Fernanda, Marília, Matheus, Moacir, Pedro Hoto e Lia Maria, Pedro Túlio, Sofia Amorim, Thaís e Lívia, Trícia e Ticiane, Victor e Hannah, Zeca e João.


eraumaveztres_capa

Era uma vez, três!
Agosto de 2006
Aventuras Vídeo


Era uma vez, três!
Dois filhos E um pai freguês O freguês chutou a bola Os filhos cabecearam Mas para saber quem ganhou Veja só o que se passou:
Era uma vez, três ...

Estádio de Futebol de Sala Leonardo Mota
Fortaleza, CE, 12/08/2006

Final do Campeonato Mundial de Clubes
Corinthians X Boca Juniors

FUTEBOL DE SALA

Este documentário é de brincadeira. Registra uma partida de futebol com participantes que fazem o papel de si mesmos, enquanto se divertem como se fossem outros. Mas é também um jogo no qual esses outros, pelo que significam no mundo do esporte, são evocados a se reunirem na materialidade da partida realizada pelos três brincantes.

O cenário da sala de visitas de um apartamento, projetado pela visão infantil como um grande estádio de futebol no qual ocorre a final do campeonato mundial de clubes, revela o quanto é maravilhosa e intensa a mais simples das nossas experiências.

A relação de escala entre o grande estádio e a pequenina sala, entre o adulto e a criança, perde nessa fantasia suas referências para produzir um novo todo, um espaço suspenso no qual o contexto assume as várias dimensões que integram os momentos únicos de nossas vidas.

Para a mamãe Andréa
Pelo relaxamento

Direção
Lucas, Artur, Valdo Siqueira e Flávio Paiva
Capa
Juliana Lotif

{flike}

 

Atualizações mais recentes

O sarau de Elaine MarinArtigo publicado na RIVISTA do...
Educação com música e poesiaArtigo publicado no Jornal...
Música e poesia para as famíliasArtigo publicado no...
Uma convivência multieducacionalArtigo publicado no...
 
 

Não sendo para fins comerciais, políticos ou religiosos (*), todo o conteúdo deste portal pode ser compartilhado, copiado e distribuído, desde que citado o crédito autoral e a fonte.

(*) Para (a) uso comercial, político ou religioso, (b) alteração de original ou (c) produção de obra derivada, solicitar autorização: pluralcultura@fortalnet.com.br

 
 

2011 - produzido por pirambu digital