Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Ceará 
Notícias, outubro/2010 

A Secretaria da Cultura do Ceará promove mais uma edição comemorativa do Dia do Saci. Nas manhãs e tardes dos dias 4 e 5 de novembro, o lendário negrinho-de-uma-perna-só volta ao setor infantil da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel para alegrar a criançada. Já na Casa Juvenal Galeno, dia 5 de novembro (sexta-feira), tem debate às 19h com estudiosos do tema.

As comemorações dedicadas ao Dia do Saci (31 de outubro) foram inseridas em nosso calendário cultural no início de 2007.  A idéia era colocar o Saci como simbolo forte das tradições brasileiras, frente às Bruxas, que invadiam o espaço cultural brasileiro vestidas de preto e montadas em suas vassouras exatamente no dia 31 de outubro, com o halloween.

Na Bilioteca Pública (BPGMP), tanto na quinta-feira (4), como na sexta (5), será realizada a mesma programação com diferentes turmas escolares de crianças que participarem das atividades, pela manhã e pela tarde. Pela manhã, as crianças serão recebidas à partir das 8h com distribuição de gorros e camisas do Saci, e do folheto literatura de cordel O Saci. Às 9h, tem o teatro de bonecos O Saci, com o grupo Bricoleiros, seguido (às 10h) por atividades lúdicas voltadas ao Saci, como desenhos, leitura, produção de textos e uma grande roda de ciranda. Às 11h, as escolas recebem a estatueta Amigo do Saci. As mesmas atividades ocorrem à tarde, entre 13h e 17h.

Debate – Na sexta-feira (5), a Casa Juvenal Galeno promove um debate com os saciólogos (estudiosos do figura lendária do Saci)  Vladimir Sachetta (jornalista e presidente da Sociedade dos Observadores de Saci), Flávio Paiva (jornalista e escritor), Lourdes Macena (presidente da Comissão Nacional de Folclore), Guilherme Sampaio (vereador autor da Lei Municipal do Dia do Saci) e Otávio Menezes (coordenador do Patrimônio Imaterial da SECULT/CE).

Nesses três anos de comemoração do Dia do Saci, ele foi visto em livros, em folhetos de cordel, em peças infantis, artigos de jornais, folders e cartazes. Paricipou de debates no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel e na Casa de Juvenal Galeno. O Saci foi ainda destacado pela Câmara Municipal, que aprovou projeto de lei instituindo o seu dia oficial. Na ocasião será lançado o folheto de cordel O Saci, escrito por Otávio Menezes.

Trazer o Saci para a pauta do dia, revela o esforço do Governo do Estado para manter vivo o debate sobre os nossos mitos e destacar a riqueza das nossas manifestações populares. É no moleque Saci que vamos encontrar os resíduos histórico-sociais formadores da cultura brasileira.

Serviço:

Comemorações do Dia do Saci

Local : Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel (Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro)
Data: dias 4 e 5 de novembro de 2010
Hora: de 8h às 17 horas
Mais informações: Fone: (85) 3101.2546

Local: Casa Juvenal Galeno (Rua General Sampaio, 1128, Centro)
Data: 5 de novembro de 2010
Hora: 19 horas
Mais informações: (85) 3252-3561

Programação Saci 2010

Local: Biblioteca Pública Menezes Pimentel (Av. Presidente Castelo Branco, 255 – Centro)
Data: 4 (quinta-feira) e 5(sexta-feira) de novembro

Manhã
08h

Abertura 
Chegada das escolas;
Acolhida;
Distribuição de gorros e camisas do Saci para as crianças;
Distribuição do Folheto de Literatura de Cordel: O Saci;
 
9h

Teatro de Bonecos: “O Saci” –  Grupo de Bonecos Bricoleiros;
 
10h

Atividades culturais voltadas para o tema do Saci: desenhos, leitura, produção de textos, pintura de rosto, lanche, distribuição de pipoca e ciranda com as crianças;

11h

Entrega da estatueta: Amigo do Saci a escolas;

Tarde
13h

Chegada das escolas;
Acolhida;
Distribuição de gorros e camisas do Saci para as crianças;
Distribuição do Folheto de Literatura de Cordel: O Saci;
 
14h30

Teatro de Bonecos: “O Saci”- Grupo de Bonecos Bricoleiros;
 
15h30

Atividades culturais voltadas para o tema do Saci: desenhos, leitura, produção de textos, pintura de rosto, distribuição de pipoca e ciranda com as crianças

16h30

Entrega da estatueta: Amigo do Saci a escolas;
 
Local: Casa Juvenal Galeno
Data: 5(sexta-feira) de novembro

Noite
19h
 
Debate – “O Saci e o Folclore Brasileiro” 
Vladimir Sachetta (jornalista e presidente da Sociedade dos Observadores de Saci), Flávio Paiva (jornalista e escritor), Lourdes Macena (presidente da Comissão Nacional de Folclore), Guilherme Sampaio (vereador autor da Lei Municipal do Dia do Saci) e Otávio Menezes (coordenador do Patrimônio Imaterial da SECULT/CE)

Lançamento do Folheto de Cordel: O SACI – Autor  Otávio Menezes

Fonte