Dizem que quem bebe da água de Pitombas sempre volta àquela cidade cearense onde a realidade é que descreve a ficção. Há tempos marquei para voltar ali, onde gostei da estada por duas temporadas, e vi de perto o quão promissor é o humor nordestino como série televisiva. Tornei público esse meu desejo ao anunciar neste Vida&Arte que havia comprado uma “Passagem para Pitombas” (15/11/2022). Chegou o momento e fui ao encontro da terceira temporada de Cine Holliúdy (Globoplay) e seus divertidos episódios.

Foi muito bom rever as atuações de Cacá Carvalho, Carri Costa, Edmilson Filho, Marcondes Falcão Maia, Flávio Bauraqui, Frank Menezes, Gustavo Falcão, Haroldo Guimarães, Heloísa Périssé, Lorena Comparato, Matheus Nachtergaele, Stepan Nercessian e Solange Teixeira, do núcleo básico, e também de Alexandre Borges, Larissa Góes, Linn da Quebrada e Samantha Schmütz, que, entre outros, fizeram participações realmente especiais.

Pitombas é uma réplica caricata, leve e pungente do lugar em que tudo pode e se sacode pela força da alma e do dinheiro lavados do bobo sem rei e do povo sem lei. Os pitombenses não conseguem se libertar da estrutura política que nivela suas vidas pelo absurdo naquele pedaço de mundo, de Brasil e de Ceará, esta república do riso, que tem a um só tempo o humor como escudo de proteção e como licença para a gaiatice.

Tive a oportunidade de observar o espírito cômico circulando solto pelas mesmas ruas e praças em que vi trafegar o disse me disse da TV Pitombas e o tino namoradeiro do cinemista, responsável por muitos revertérios no cotidiano da cidade. O protagonista vive sonhando com um novo amor que sempre aparece, mas nunca fica: “Tu vens, tu vens / Eu já escuto os teus sinais” (Anunciação), canta ao fundo o bom pernambucano Alceu Valença.

Os episódios de Cine Holliúdy, desenvolvidos a partir da criação original de Halder Gomes, são bem encaixados, com passagens cheias de graça, ditos espirituosos e gestos repentinos. O elemento fundamental dessa temporada é a oscilação entre a ansiedade e o arrependimento em situação de romantismo burlesco do antigalã Francisglaydsson, que aceita a proposta do diabo para trocar a alma pelo soerguimento do seu cinema e por muito dinheiro, com os quais pensa assegurar o amor da forrozeira Rosalinda.

Haroldo Guimarães, Alexandre Borges, Larissa Góes e Edmilson Filho na terceira temporada da série Cine Holliúdy. Foto: Estevam Avellar/Globo

Durante todo o tempo em que passei em Pitombas, assisti paródias de filmes de alienígenas, suspense, terror e outros campeões de bilheteria, como se a cidade fosse muito além de um cenário para gravações. Algumas cenas, no entanto, eram estupidamente reais, como a da proibição da pomada Piolhól, em plena pandemia de piolhos, sob o argumento oficial de que sua aplicação poderia levar os pitombenses a virarem calango.

Nessas idas e vindas, percebi que o ar provinciano de Pitombas acaba por assumir aspectos grotescos do comportamento urbano contemporâneo, mas que a cura pode estar nas coisas mais simples, como em uma garrafa de cachaça. Isso mesmo, não fosse o uso desse destilado de cana, os extraterrenos gosmentos que invadiram o território pitombense ainda estariam transformando a população em criaturas perambulantes e sem vontade própria.

O cinema de molecagem, tão bem representado na série Cine Holliúdy, tem papel fundamental em uma sociedade na qual a intolerância está na ordem do dia, tanto por aproximar diferenças e diferentes com naturalidade e maestria como por colocar com jocosidade e precisão uma lupa sobre deformidades da vida pública e privada, proporcionando à sociedade se enxergar. Quem, como eu, já foi a Pitombas, sabe que o humor ainda é uma das melhores maneiras de enfrentar adversidades e de olhar o mundo mangando. Tem coragem?

Fonte

https://mais.opovo.com.br/colunistas/flavio-paiva/2023/06/26/em-pitombas-outra-vez.html