|MÚSICA| Após 17 anos do lançamento em livro, “Fortaleza – de dunas andantes a cidade banhada de sol” ganha trilha sonora composta pelo escritor Flávio Paiva

Luíza Vieira

O livro “Fortaleza – de dunas andantes a cidade banhada de sol” relata a história de Fortaleza contada pela própria cidade. A narrativa, lançada originalmente em 2005, parte do olhar do jornalista e compositor Flávio Paiva, que mergulha em experiências vividas por ele desde a adolescência, quando chegou à Capital.

Depois de 17 anos de seu lançamento, a publicação ganha música-tema homônima. O lançamento do videoclipe ocorre no canal do autor no YouTube, nesta quarta-feira, 12 de outubro, data em que se celebra o Dia das Crianças.
https://www.youtube.com/flaviopaiva59 

Com interpretação de Mallu Viturino e participação do coral infantil do Colégio Santa Cecília, regido pelo maestro Tiago Nogueira, a produção audiovisual foi gravada em três pontos históricos da Cidade: o Forte de Nossa Senhora da Assunção, a Sabiaguaba e a Enseada do Mucuripe.

Flávio explica o porquê de ter escolhido essas locações e acrescenta que, por meio do livro e da música, poderá despertar o contexto histórico de Fortaleza para as crianças.

“O Forte está na essência do nome da Cidade, mas também no comportamento aguerrido dos fortalezenses em tantas histórias de luta e de amor. A enseada do Mucuripe é um marco da história da cidade, sendo uma das praias onde aportou o navegador Vicente Pinzón em sua viagem de descoberta da Amazônia. E o mangue faz referência aos limites da Cidade que nasceu e se desenvolveu entre os rios Ceará e Cocó”, explica Flávio, que é também cronista do Vida&Arte.

A iniciativa de escrever o livro surgiu quando Flávio foi instigado pelo professor Amir Piedade [1964 – 2021], que à época ocupava a função de editor de literatura infanto-juvenil da Cortez Editora. Ao ser desafiado, o autor não hesitou em escrever o documento, que após tantos anos continua sendo utilizado nas escolas fortalezenses quando o assunto é a história da Cidade.

Flávio destaca que o livro é uma homenagem a Fortaleza, que o recebeu de braços abertos quando estava vindo do sertão dos Inhamuns.

“Não pensei duas vezes em escrevê-lo porque tenho uma gratidão imensa a Fortaleza. Ela me acolheu quando, aos 17 anos, cheguei aqui para estudar e trabalhar”, narra. O autor acrescenta que o lugar foi responsável pelo desenvolvimento do seu trabalho nas áreas do jornalismo, da cultura e da cidadania, além de ter sido a cidade em que construiu a sua família.

As músicas infantis integram as narrativas literárias propostas pelo autor no campo lúdico. A composição musical “Fortaleza – de dunas andantes a cidade banhada de sol” surgiu com o intuito de ampliar a percepção do que está escrito no livro, pois “os dois são produtos complementares em sinergia imaginária, ou seja, quem lê o livro pode curtir a música da história e quem escuta a música pode criar a curiosidade de ler o livro”, detalha Flávio.

A participação do coral infantil foi responsável por dar o sentido de atenção a Fortaleza, que, de acordo com Flávio, “é uma Capital que fala, mas que precisa também aprender a escutar”. Ele complementa que “não existe nada mais prazeroso para uma cidade que ouvir crianças cantando para ela”.

Os integrantes do coral realizaram um tour pela Cidade, e em companhia dos colaboradores do videoclipe, estiveram nos três locais de filmagem, onde exploraram o mangue, brincaram na areia da praia e viram o pôr do sol nas adjacências do Forte.

Para além da contribuição do aprendizado das crianças sobre a cidade, a canção desperta um sentimento de alívio para o compositor. “Ter feito essa composição me alivia, pois era algo que eu tinha muita vontade de realizar, mas o momento não tinha chegado. Agora, motivado pela gravação de um EP com músicas infantis minha interpretadas pela Mallu Viturino, tudo fluiu naturalmente para fazer e gravar a música-tema do livro”, afirmou.

O autor produz obras infanto-juvenis há mais de 20 anos. Além do “Fortaleza”, possui mais oito livros que acompanham trilha sonora, alguns contendo apenas uma canção, e outros com até treze composições.

“FORTALEZA – DE DUNAS ANDANTES A CIDADE BANHADA DE SOL”
Quando: quarta-feira, 12 de outubro
Onde: canal do Flávio Paiva no YouTube
https://www.youtube.com/flaviopaiva59

O POVO MAIS
mais.opovo.com.br
Confira a crônica “Para a infância cantar Fortaleza”, assinada por Flávio Paiva, autor de “Fortaleza – de dunas andantes a cidade banhada de sol”.