Blog A Casa do Meu Melhor Amigo, 11/11/2010

01
“O lugar das pessoas e dos grupos sociais no mundo contemporâneo passa pelo livro e pela leitura, ora como um ato pessoal e ora como um ato coletivo”.
Flávio Paiva In: Fundo Setorial Pró-Leitura (Diário do Nordeste, 17/09/2009)

 

02
“Para desenvolverem um comportamento pró-social as crianças querem histórias que as tornem humanas, que dêem vida aos seus sentimentos”.
Flávio Paiva In: Aqueles por quem esperávamos (Diário do Nordeste, 10/12/2009)

 

03
“A oportunidade de ler é a oportunidade de preparação para o uso criativo da linguagem e para o exercício da escolha pessoal e coletiva diante dos condicionamentos impostos pelos interesses preponderantes na vida social”. Flávio Paiva In: Histórias para filhos e filhas (Diário do Nordeste, 15/05/2008)

 

04
“Na fenomenologia da percepção para o enxergar de pálpebras abertas ou fechadas, a lembrança e o esquecimento de imagens tem mais a ver com o cérebro do que com o olho”.
Flávio Paiva In: A literatura e a música (Diário do Nordeste, 07/08/2008)

 

05
“As pessoas estão à espera de alguém que se interesse por saber como elas vêem o mundo (…) como podem receber de volta muito da intimidade que a obra literária toma emprestado das suas vidas”.
Flávio Paiva In: Mobilização pela Leitura (Diário do Nordeste, 10/04/2008)

 

06
“O tempo passa e cada vez mais fica provado que as novas mídias não são inimigas do livro. Quando bem utilizadas podem tornar-se grandes aliadas da difusão do livro e da formação de leitores”.
Flávio Paiva In: Cultura lúdica na biblioteca (Diário do Nordeste, 27/09/2008)

 

07
“O livro nos dá a oportunidade de pensar livremente e de refletir nossas atitudes diante da vida. Ter o domínio da leitura representa encontrar no mundo a compreensão de si (…) o leitor sente que os acontecimentos se passam de forma independente dos seus desejos e isso o faz agir em seu próprio mundo para que, nele, o destino se realize com a sua interferência”.
Flávio Paiva in: A revolução pela leitura, Diário do Nordeste, 22/11/2007

 

08
“Uma obra parece mais verdadeira quando o autor pode dizer isso é o meu corpo”.
Flávio Paiva In: O livro das essências (Jornal O Povo, 21/11/2000)

 

09
“Os seres humanos são multimeios por natureza. Cada novo veículo que surge agrega possibilidades à comunicação”.
Flávio Paiva in: O futuro da mídia escrita (Jornal O Povo, 27/06/2000)

 

10
“O potencial de encantamento e de iluminação que a leitura nos possibilita, precisa tornar-se hábito pelo prazer da movimentação do conhecimento a partir do nosso imaginário”.

Flávio Paiva in: A redescoberta da palavra (Jornal O Povo, 12/05/1999)

 

3 Comentários:

  1. Antônio Menezes diz novembro 27th, 2010 em 23:18 :

Caro Flávio, recebemos seu convite e fiquei muito feliz com a notícia de seu novo livro. Torcemos para que faça muito sucesso. Ao mesmo tempo, também temos uma notícia para você. A Penélope Menezes, sua admiradora, descobrindo o mundo das palavras, vem desenvolvendo alguns pequenos textos há algum tempo, e neste final de ano resolvemos promover um estímulo a ela e aos demais alunos, nestes tempos de domínio das TICs, e produzimos um pequeno livro infantil, que está sendo editado pela LC GRÁFICA E EDITORA, de Fortaleza, com três histórias que ela escreveu entre os 7/8 anos. O lançamento ocorrerá dia 8/12/2010, às 7h30 min, no espaço Ouro Verde, aqui na cidade de Crateús. Antes do lançamento do livro, haverá contação de história e encenação de um dos contos da Penélope. Vai ser um momento muito importante para a formação dela como pessoa e como agente de promoção à leitura.
Grato,
Antonio Menezes

  1. Flávio Paiva diz novembro 27th, 2010 em 23:18 :

Que notícia boa, Antônio Menezes!!! Transmita, por gentileza, os meus parabéns à Penélope, pelo livro. Eu sabia que ela gostava de ler, mas de escrever é novidade mesmo. Parabéns a toda a sua adorável família. Até já. Flávio Paiva.

  1. Angelina Castro diz novembro 27th, 2010 em 23:36 :

Olá, amigo, claro que pode contar comigo sim. Estarei em Goiás de 29 a 04 deste mês, mas, hoje e amanhã vou fazer uma propaganda (…) Na segunda, passo primeiro por Sete Lagoas, já lhe contei, para fazer uma palestra e divulgarei também. Estou lendo o seu livro, o do cupim, estou emocionada com a ternura que perpassa a história. As ilustrações são belíssimas e as músicas, nossa, nem se fala. Levarei seus livros comigo para Goiás (…) Desejo-lhe todo o sucesso do mundo, você merece. Ah, ontem é que vi a matéria que você fez do meu livro no jornal, o Ricardo da editora me enviou. Ficou linda. Não tenho palavras para lhe agradecer. Um grande abraço e a até mais.