Jornal O Povo – Vida & Arte, capa – Fortaleza, 25/08/1994

Lídia Marôpo 
Da Editoria do Vida & Arte

O CD Flávio Paiva e Parceiros reúne múltiplos ritmos e inova na produção

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O jornalista Flávio Paiva , com 15 anos de trabalho independente na música, alça agora o seu vôo mais alto


Um brinquedo que lembra movimento, liberdade, descobertas. Uma filosofia de vida que se preocupa com a diversidade, com a necessidade de se ir para a rua e conviver com um mundo múltiplo, sempre levando consigo o lúdico da infância e a esperança de transformação. Um CD com uma grande mistura de ritmos – baião, modinha, balada, rock, balanceios, bumba-meu-boi e canção de ninar – e de estilos – reúne 13 intérpretes de várias tendências da música cearense. Tudo isso é rolimã.

Como um reflexo da infância livre no interior do Ceará, de 15 anos trabalhando com produção independente e de um inquietante modo de viver, o jornalista Flávio Paiva lança o CD Rolimã com composições suas, a maioria em parceria, num auto-retrato ao mesmo tempo múltiplo e coeso: “Se você quiser saber quem sou eu, estou ali, sou plural como minhas músicas”.

É mais um trabalho independente de artistas da terra, mas que inova por dois aspectos: o esmero de produção que conseguiu um resultado pra lá de satisfatório e a parceria com o selo paulista independente Camerati, bastante respeitado por lançar artistas como Tetê Espíndola, Grupo Rumo, Arrigo Barnabé e Paula Morelembaum. “Todo esse esforço é porque acredito que há um mercado deixado de lado pelas gravadoras, quero que as pessoas comprem o disco, não porque são minhas amigas, mas pela qualidade”. O CD está sendo distribuído pela Manoel Matoso Distribuidora Cultural. (Av. Barão de Studart, 2360/ Sala 1308 – Torre Quixadá).

Gravado em Fortaleza, mixado em São Paulo e manufaturado no Canadá, o CD Rolimã reúne composições criadas de 1985 a 1993, “sempre dedicadas a pessoas que fazem parte da história da música”, explica Flávio, que sempre encarou a música como um divertimento e agora dá o primeiro passo (firme e equilibrado) em ritmo mais sério.

TRECHOS

Se você for esperar o dia 
em que eu me tornar perfeito 
direito demais 
como você pensa que não quero ser 
pode mudar de vaidade 
que só o amor não é verdade 
nesse mundo…” 
(Estroboscópica, interpretada por Kátia Freitas) 

“Quero um amor mais arejado 
ensolarado 
sem Veritatis Splendor 
e que misture hip hop 
ao calor das matinées 

de rolimã, telepatia 
cibermã 2.000 
no travesseiro do Brasil” 
(Bolha, interpretada por Mona Gadelha) 

“As acácias têm alma 
ouví-as que se queixavam 
na tarde silenciosa” 
(As Acácias Têm Alma, interpretada por Eugênio Leandro)

“No tempo 
acima de quando 

a fábula está lá, a vida está lá
a luz estelar 
ninguém quer saber de poder 
O que? O que?” 
(Flávio Paiva e Andréa, interpretada por Aparecida Silvino) 

“Sim, eu já tomei inseticida 
pois eu adoro essas comidas 
que vêm pra gente lá dos EUA” 
(Sou Mais no Tempo do Figueiredo, interpretada por Valdo Aderaldo e Paula Tesser)

CRÍTICA 
Álbum é uma agradável descoberta 
rolima_capaRolimã é uma das brincadeiras maia gostosas realizadas pelas crianças do Nordeste. Trata-se de um carrinho de madeira com pequenas rodas de metal que, colocado numa superfície inclinada, corre bastante e causa uma agravável sensação de liberdade. Não por acaso, o jornalista e compositor Flávio Paiva batizou seu primeiro disco com o nome do tal brinquedo.

Assim como a ingênua brincadeira dos garotos nordestinos, Rolimã – Flávio Paiva em Parcerias tem o frescor e a espontaneidade de uma alegre diversão. O álbum, realizado em esquema independente pelo selo Cameratti, não possui nenhum compromisso, a não ser proporcionar ao público a chance de conhecer um pouco do trabalho do compositor.

Ao longo das 12 faixas do disco, o ouvinte é contemplado com uma total diversidade de estilos, que vão do baião à modinha, passando ainda pelo rock e o samba. O ecletismo do álbum é uma conseqüência da própria vivência musical de Flávio – que é influenciado por vários ritmos – e também pela variedade de parceiros. Tarcísio Lima, Kátia Freitas, Calé Alencar, Eugênio Matos, Tarcísio Sardinha, Cristiano Pinho, João Monteiro e os irreverentes Tarcísio Matos e Falcão dividem as partituras com o compositor.

Tímido para cantar as próprias músicas, Flávio chamou amigos para interpretá-las, conseguindo um bom resultado, com cada um deles fornecendo características pessoais às canções. Entre os destaques está a faixa de abertura do trabalho, Estroboscópica , uma balada suave interpretada por Kátia Freitas, também uma das compositoras. Outras boas surpresas são o rock Bolha , a leve e saudosa Serenata e o escracho “falcaniano” de Sou Mais no Tempo do Figueiredo . Esta última, que já foi gravada pelo brega-mor Falcão, ganhou um arranjo mais pesado a cargo de Valdo Aderaldo e Paula Tesser.

Além de representar mais um avanço para a música cearense, uma prova de que a produção local tem qualidade e deve ganhar espaço na mídia de todo o País, Rolimã também é uma agradável descoberta dos bons intérpretes que dispomos no Estado. Cantores como Kátia Freitas, Marta Aurélia, Aparecida Silvino, André Vidal, Paula Tesser, Valdo Aderaldo, Edmar Gonçalves, Mona Gadelha, Ricardo Black, Norberta Viana, Armando Teles e Olga Ribeiro, além do já veterano independente Eugênio Leandro, precisam de mais atenção da imprensa e do mercado fonográfico. (Christiane Viana, Crítica de Música).