Jornal O POVO – Vida & Arte, 18/12/1998

A CUT-CE lança o CD Tempo, Trabalho e Cotidiano, reunindo duas dezenas de intérpretes cearenses. A festa de lançamento, intitulada Natal dos Trabalhadores, tem participação do baiano Xangai e abertura do coral do Sesc

Tempo. Trabalho. Cotidiano. A tríade que compõe o universo do trabalhador brasileiro — seja ele do campo ou da cidade — é, não por coincidência, o título do CD que a Central Única dos Trabalhadores (CUT, seção Ceará) lança hoje à noite. A festa de lançamento, Natal dos Trabalhadores, terá participação especial do cantor baiano Xangai e abertura do coral do Serviço Social do Comércio (Sesc). No final da farra, os alimentos arrecadados ( o ingresso é um quilo de alimento não perecível) serão distribuídos a comunidades rurais do interior do Estado, via Caritas Diocesana. “É uma festa com arte, cultura e solidariedade”, faz o convite o presidente da CUT-CE, Eudes Xavier.

O CD Tempo, Trabalho e Cotidiano acomoda duas dezenas de intérpretes cearenses (entre eles Calé Alencar, Batuques e Bantos ; Kátia Freitas, Anjos , e Belchior, Divina Comédia Humana ) e é uma tentativa de aproximar essa gente boa de uma leva (mal) acomodada na periferia da cidade e da música que se faz por aqui. “Ele é um CD de resgate da cultura cearense para o povo cearense que não tem acesso a essa cultura”, explica Eudes. Ele pretende fazer chegar aos ouvidos do pessoal do Bom Jardim e adjacências, por exemplo, o som cantado nos barzinhos fim de noite da Beira-Mar.

Tempo, Trabalho e Cotidiano é uma das primeiras “crias” de um projeto cultural maior, desenvolvido pela CUT-CE. Um projeto que quer, justamente, unir movimento sindical e arte. “É uma experiência muito gostosa da gente viver: a luta se aproximando da cultura”, diz Eudes, já deixando escapar um outro assunto do projeto: uma discussão sobre patrimônio histórico do Ceará. Tempo, Trabalho e Cotidiano é também resultado de uma “romaria da cultura”, como Eudes gosta de frisar. Para prensar os cinco mil CDs, foram gastos cerca de R$ 20 mil, conseguidos de porta em porta dos patrocinadores. O POVO , Ordem dos Advogados do Brasil e Universidade Federal do Ceará deram apoio ao CD, afora outras entidades.

Eugênio Leandro, Acauã, Parahyba, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Rogério Franco, Bernardo Neto e Abidoral Jamacaru (um tico representante do CD) já confirmaram presença na festa de logo mais. Xangai vai lá dar uma “canja” e, na saída, aproveita para gastar o resto da noite no Bar e Espaço Cultural Kukukaya (avenida 13 de Maio, em frente ao IBGE. Mesa com quatro lugares: R$ 20,00. Informações e reservas: 275-1327), ladeado por Bob Araújo e Joana Angélica.

O Natal dos Trabalhadores trará, ainda, exposição fotográfica dos mais de 50 sindicatos cearenses filiados à CUT. São retratos das lutas sociais (que já duram dez anos) no Estado. Também haverá exibição do clipe Xote para Sêneca , do jornalista e compositor Flávio Paiva (vencedor do Prêmio Dragão do Mar, na categoria “Vídeo”).