Tribuna do Ceará – Caderno C – Entre Aspas
Fortaleza, 30 de agosto de 1997

A união musical de Flávio Paiva, Anna Torres e Paulo Lepetit acende a chama da Música Popular Brasileira 

terra_mpb
FAC-SÍMILE

Depois do sucesso das apresentações de 5ª feira no Domínio Público e ontem no BEC Seis e Meia, o lançamento do CD Terra do Nunca, do cearense Flávio Paiva, prossegue hoje às 22 horas no The Wall, Rua Tenente Roma, 358, Aerolândia, com show da cantora Anna Torres, o baixista Paulo Lepetit e sua banda, com a participação especial do trombonista Bocato. A dose será repetida amanhã, no pôr do sol de Canoa Quebrada, com o auxílio luxuoso da cantora Vange Milliet. 

O CD Terra do Nunca tem parcerias de Flávio Paiva cantadas por Anna Torres sob a estética musical de Paulo Lepetit. Flávio Paiva nasceu em 1959, num lugar chamado Independência, na região dos Inhamuns, sertão do Ceará. Anna Torres veio ao mundo em 1972 na localidade de Lago da Pedra, faixa amazônica do Maranhão. Paulo Lepetit é paulista do interior e nasceu na cidade de Rio Claro em 1958. 

“Todos migrantes e aprendizes urbanos. Mestiços com orgulho, embora bastante desconfortados com uma vida de potencial ainda castigado por ingerências políticas internacionais. Condição involuntária, fruto de um conjunto de improvisos sócio-culturais marcados pelos 500 anos de colonização”. 

A formatação do CD Terrra do Nunca faz parte da “piracema dessa pulsação contida. Integra o território concreto da probabilidade de conexões provocada pela universalidade da música e pela amálgama cultural, com desprendimento cartográfico do autor, da intérprete e do produtor musical. É o resultado de um afetuoso cruzamento de intensidade emocional e artística, movido com zelo e paixão pelo espírito traquinas do elemental do fogo, no processo de transfiguração da nossa Música Plural Brasileira. 

Flávio Paiva já havia lançado outro CD Autoral que se chama Rolimã e reunia a nata da atual safra de instrumentistas cearenses e intérpretes do quilate de Kátia Freitas, Marta Aurélia, Edmar Gonçalves, Norberta Vianna, Ricardo Black, Olga Ribeiro, Armando Telles, André Vidal, Mona Gadelha, Eugênio Leandro e a dupla Paula Tesser & Valdo Aderaldo. Ainda na área da música, tem parcerias com o brega star Falcão e produziu o álbum “América”, dentro das manifestações aos 500 anos de nossa colonização. 

Paulo Lepetit já se destaca na música popular brasileira desde a década de 70, quando começou sua incursão em palcos e estúdios. Ao lado da Gang 90 & Absurdettes chegou a gravar dois discos, quando era integrante da banda. Já atuou no grupo do versátil Itamar Assumpção, onde aprimorou mais ainda sua concepção de música e instrumento. Além de ser baixista, Lepetit também é violonista e arranjador, desempenhando essas funções em alguns discos, e mais recentemente no CD solo da estréia de sua parceira/mulher Vange Milliet. 

Anna Torres tem uma voz encorpada, de timbre próprio e marcante musicalidade na área pop-soul e vem construindo um sólido alicerce para conseguir seu espaço no rol das intérpretes reconhecidas na MPB. Conhecida e aplaudida no Maranhão, estudou canto popular e teoria na Universidade Livre de Música em São Paulo. Mora no Rio de Janeiro onde grava jingles e faz shows. Já registrou a música da Shell para as olimpíadas de Atlanta e tem um cd solo gravado.