No livro-CD Afeto, o jornalista Flávio Paiva promove leveza na relação entre pais e filhos. O show acontece hoje às 15 horas no palco do Cineteatro São Luiz.

Larissa Pacheco

Durante a infância, o contato com o mundo ao redor influencia o modo de ser que se estende por toda a vida. Se, desde o começo, as experiências são cheias de cuidado e carinho, em um ambiente leve, lúdico e feliz, ficam mais fortes os laços entre os pequenos e aqueles que os cercam. É para estreitar estes laços, por meio da música e da poesia, que o jornalista Flávio Paiva lança o livro-CD Afeto hoje, em duas sessões para convidados no Cineteatro São Luiz. “É uma síntese da relação amorosa que tive com meus filhos. Muitos dos sons e palavras desse livro foram colhidos dentro dessa relação”, conta o autor.

A obra foi composta em conjunto com o pianista cearense Eugênio Matos, com quem Flávio já trabalhou em outros projetos, e com a ilustradora paulistana Janaina Tokitaka, com quem o autor trabalha pela primeira vez. “O Eugênio foi o primeiro nome que pensei para fazer o piano porque ele tem uma sensibilidade grande e imagética. Ele agregou imagens sonoras à sonoridade das palavras. Já a Janaína foi uma sugestão da editora, eu não a conhecia, mas quando vi o trabalho dela, senti a sensibilidade e a capacidade de traduzir em imagens as nuances dos sentimentos dos poemas”, diz Flávio.

O livro é composto por poemas circulares, em que cada giro pode despertar uma nova ideia ou sensação na criança. O momento de leitura pode, e deve, ser dividido com os pais e a família, já que, para Flávio, a música e o som da voz funcionam como ligas da experiência entre adultos e crianças. “Tanto ela (a criança) pode se pegar a um ou outro elemento, como pode acrescer uma nova observação a cada leitura”, diz o autor. Flávio conta que, após concluir a obra, buscou estudar sobre o que ele poderia despertar, inclusive, antes da criança nascer. “Fiz músicas para os meus filhos enquanto eles ainda estavam na barriga da mãe. A minha intenção neste livro é que os pais percebam que ele pode ser lido ainda na vida intrauterina também. O livro pode ir desse momento até quando a criança souber ler”, completa.

Outro assunto que permeia a obra é a promoção da tranquilidade e da calma para os pequenos. Com o livro-CD, Flávio busca reafirmar a crença na necessidade das relações imaginativas entre sentimentos e pensamentos no cultivo da mente, do corpo e da relação com o outro. As melodias foram compostas como canções de ninar. A proposta é fazer um momento de pausa e contemplação, colocando um contraponto nos superestímulos da rotina das crianças. “Valorizar o sono tranquilo e reparador dos nossos filhos, como diz a oração do anjo da guarda, é possibilitar que eles desfragmentem o cérebro, limpem a mente e se livrem das sujeiras sensoriais acumuladas na vida cotidiana”, conclui o autor.

SERVIÇO
Lançamento Afeto
Quando: hoje, 28, às 15h e 17h.
Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro). Evento para convidados.

Fonte:
https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2017/10/afetos-em-poesias-e-sons.html