Camila Magalhães
vidaearte@opovo.com.br

O livro infanto-juvenil “Flor de Maravilha”, lançado em outubro de 2001, completa vinte anos desde o seu evento de estreia realizado no Parque do Cocó. Com a presença da cantora Olga Ribeiro e banda, além de um coro de crianças, as músicas interpretadas no palco do anfiteatro compõem o livro-CD que conta com cantigas e propostas de atividades infantis. O autor Flávio Paiva relembra os principais momentos do evento por meio da gravação restaurada de uma fita VHS, que chega hoje ao público por meio de seu canal no YouTube.

Os dois CDs, que fariam parte de “Flor de Maravilha” posteriormente, foram produzidos a partir da vontade de Flávio Paiva de repassar aos filhos alguns elementos de sua infância. O primeiro disco, intitulado “Samba-le-lê”, foi feito para o seu primogênito Lucas e lançado em 1999. “Samba-lê-lê é um disco que tem muita coisa das minhas lembranças da infância”, revela o autor. O segundo álbum, “Bamba-la-lão”, feito para o seu segundo filho, Artur, foi lançado em 2001.

Com as canções criadas, o autor sentiu a necessidade de produzir um livro didático-pedagógico que juntasse a música às propostas de atividades lúdicas para crianças. A primeira versão do livro “Flor de Maravilha”, lançada em 2001, teve apoio da Coelce e foi distribuída para professores com o objetivo de auxiliar na prática pedagógica em sala de aula.

A paisagem verde do Parque do Cocó ganhou um colorido diferente com as crianças se divertindo a céu aberto em meio às dinâmicas do grupo ViVação no evento de lançamento. Além das brincadeiras, os pequenos também subiram ao palco formando um coro que acompanhava a cantora Olga Ribeiro, responsável por gravar todas as composições do CD.

Uma das crianças que estavam no palco era Lucas, primeiro filho de Flávio Paiva. Para o autor, relembrar o momento em que o primogênito sobe ao palco, com apenas dois anos de idade, e canta um trecho incidental da popular cantiga “Se essa rua fosse minha”, o fez entrar em estado de elevação. “Eu redirecionei muita coisa na minha vida depois que fui pai, e, na parte da produção de músicas e livros, a existência dos dois passou a ter uma influência muito grande”, revela Flávio.

“Flor de Maravilha”, além de ter como objetivo conectar literatura e música, traz a proposta de traçar um diálogo entre pai e filho sobre a infância. Todo o processo de composição aconteceu de forma orgânica para Flávio. Entre as faixas é possível elencar parcerias de Flávio com sua esposa, amigos e, até mesmo, o pediatra das crianças como na música “Banho de Sol”. Esta cantiga veio à mente do compositor quando ele estava na varanda de casa com o seu filho no momento do banho de sol.

No ano de 2004, a editora Cortez abriu um catálogo de livros infanto-juvenis e Flávio decidiu escrever histórias infantis que acompanhassem as músicas do livro-CD lançado anteriormente em formato didático-pedagógico. A atual edição conta com vinte histórias para acompanhar cada uma das cantigas. As outras publicações de Flávio, tanto infantis quanto para adultos, contam com a combinação de literatura e música. “Isso é algo que vem da minha cultura original no interior onde era comum as pessoas associavam o cotidiano à música”, assinala o autor.

Após vinte anos desde o lançamento, o livro continua vendendo bem e sendo utilizado por diferentes escolas em todo o País. Um exemplo delas no Ceará é o colégio Santa Cecília que, em 2018, teve a leitura do livro “Flor de Maravilha” como parte da programação do projeto pedagógico “Brincar, brinquedo, brincante”.

Com a restauração de parte da gravação do evento de 2001, o autor pode manter viva a memória do momento ímpar em sua trajetória que diz tanto sobre família e paternidade. “Resgatar o ponto inicial de um livro de sucesso no Brasil hoje, é uma coisa que me traz grande satisfação porque eu vou ter oportunidade de mostrar às pessoas aquele momento que para mim estava perdido, apenas na lembrança”, afirma Flávio.

Livro Flor de Maravilha
De Flávio Paiva
96 páginas
Quanto: R$ 33,84
Cortez Editora

Versão digital:
O POVO – Vida&Arte