Saberes & Sabores em Guaramiranga: Ana Miranda, Flávio Paiva e Oswald Barroso participam de bate-papo
Jornal O Estado CE – Blog Pitel, Fortaleza, 24/02/2014

Por: Redação

Três escritores cearenses vão proporcionar um momento especial nos três primeiros dias de Carnaval em Guaramiranga. Ana Miranda, Flávio Paiva e Oswald Barroso participam de bate-papo no Saberes & Sabores –  Festival de Literatura e Gastronomia. A atividade acontecerá às 15 horas, no Hotel Escola de Guaramiranga, tendo como mediador o escritor e humorista, Jader Soares (“Zebrinha”).

No sábado, 01, Ana Miranda conversa sobre o seu livro “O Peso da Luz – Einstein no Ceará”. Flávio Paiva é o convidado de domingo, 02, quando bate um papo com Jader Soares sobre os livros “Se Você Fosse um Saci” e “Brincadeira de Sol e Mar” (Homenagem ao Capitão Rapadura). O terceiro bate-papo será com Oswald Barroso na segunda-feira, 03. A conversa vai girar em torno do livro “Teatro Como Encantamento, Bois e Reisados de Caretas”.

Saberes & Sabores – 4ª edição

Em sua quarta edição, o Saberes & Sabores acontece de 27 de fevereiro a 03 de março, em parceria com o Festival Jazz & Blues, que será de 01 a 04 de março, levando aos amantes da boa música o prazer da boa literatura e a delícia da boa gastronomia, proporcionando ao público que foge das folias tradicionais, uma programação diversificada durante o dia, com oficinas, bate-papos com escritores cearenses e lançamentos de livros, contação de histórias e espetáculos para crianças, cortejos e shows musicais. A programação acontecerá no Hotel Escola de Guaramiranga (oficinas e bate-papos), na Cidade Jazz & Blues (shows e espetáculo infantil) e haverá também atividades para alunos e professores na Escola Municipal Prof. Júlio Holanda e no Restaurante Basílico.

O 4° Saberes & Sabores – Festival de Literatura e Gastronomia é uma realização do Grupo Serra da Paixão, numa coprodução da Via de Comunicação e Cultura. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura / Lei Estadual de Incentivo à Cultura, COELCE e Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Parcerias: Festival Jazz & Blues, Hotel Escola de Guaramiranga/IFCE e Armazém da Cultura.

OS AUTORES E AS OBRAS

(…)

FLÁVIO PAIVA: “Se Você Fosse um Saci” e “Brincadeira de Sol e Mar” (Homenagem ao Capitão Rapadura).

Talvez você nunca tenha visto nada igual. Mas como tudo um dia a gente há de ver, no livro-cd infantojuvenil “Se Você Fosse um Saci”, lançado em outubro de 2012. Nele, o jornalista Flávio Paiva conta uma divertida história ocorrida no Passeio Público, em Fortaleza, na qual só algumas pessoas são capazes de ver o personagem principal. É que a figura do Saci não aparece nas ilustrações do Julião Jr. e, tampouco, na música que o autor compôs a partir do próprio enredo, em parceria com a cantora Valerie Mesquita, e que está no CD que acompanha a obra.

saci_solemar_fp_raissaveloso
Foto: Raíssa Veloso

O lançamento do livro “Brincadeiras de Sol e Mar” em setembro de 2013 integrou o projeto de homenagem do Armazém da Cultura e do Fórum de Quadrinhos do Ceará aos 40 anos do Capitão Rapadura, personagem do cartunista MINO, conhecido como o mais cearense dos super-heróis das Histórias em Quadrinhos.

Com linguagem afetuosa e versos leves, Flávio Paiva fala de amizade e de cuidados com a tentação das más companhias, em duas líricas, aventurosas e divertidas histórias com estrutura de cordel infantil. A inquietude das crianças, dos animais e até do sol presente na narrativa soma-se ao traço de estilo único do Mino para convidar o leitor infantil a ser também protagonista das brincadeiras.

O autor – Flávio Paiva é autor de livros nas áreas de cultura, cidadania, gestão compartilhada, mobilização social, memória e infância. Graduado em Comunicação Social (UFC) é especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações (UFC). Trabalha desde 1988 como Secretário-Executivo de Comunicação no grupo J.Macêdo. Foi assessor de comunicação da Administração Estadual da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC (1982/1985), repórter, redator e editor-adjunto no Segundo Caderno do jornal O Povo (1985/1987), editor e redator da coluna Apóstrofo e da tira de HQ Naftalinas (em parceria com Válber Benevides), no jornal O Povo (1986/1988), articulista do caderno Vida & Arte, do jornal O Povo (1999/2003). Em 19/03/2005 estreou como colunista do Diário do Nordeste, onde escreveu até 11/07/2013. Flávio Paiva é Técnico em Turismo, pela Escola Técnica Federal do Ceará (1976/1979), fez o Ensino Fundamental no Ginásio Sant’Anna (1970/1975) e nas Escolas Reunidas de Independência (1966/1969).

(…)

SERVIÇO

SABERES & SABORES – Festival de Literatura e Gastronomia – De 27 de fevereiro a 03 de março de 2014 em Guaramiranga/CE. Bate-Papo com escritores, de 01 a 03, às 15h, no Hotel Escola de Guaramiranga (Sítio Guaramiranga, s/nº- Centro). Informações: (85)8902.8889. GRATUITO.

DANIEL NEGREIROS
Editor
daniel.negreiros@hotmail.com
negreiros@oestadoce.com.br

Fonte: Degage / O Estado CE